Entenda o Coronavírus

O Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções no sistema respiratório.  Em 1937 foram registrados os primeiros casos do vírus, que logo foi isolado, e só em 1965 ele foi caracterizado como coronavírus, em decorrência da sua forma no microscópio que lembra uma coroa.

Apesar do coronavírus estar assustando grande parte da população mundial no momento, a maioria das pessoas se infectam com alguns coronavírus comuns ao longo da vida. Os coronavírus mais comuns que infectam seres humanos são o Alpha coronavíris 229E, NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Novo Coronavírus

Os médicos infectologistas da Sociedade Brasileira de Infectologia- SBI: Dr. Leonardo Weissmann, Dra. Tânia do Socorro Souza Chaves, Dr. Clóvis Arns da Cunha e Dr. Alberto Chebabo elaboraram um documento em que explicam o novo agente do coronavírus(SARS-coV-2). O novo coronavírus foi descoberto no final de dezembro após primeiros casos registrado na cidade chinesa de Wuhan, capital da província de Hubei.  Esse novo agente provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19), que é uma nova variante do vírus, até então não identificado em humanos, existiam apenas seis cepas conhecidas capaz de infectar humanos, incluindo o SARS-coV e MERS-Cov.

O novo coronavírus foi identificado em investigações epidemiológica e laboratorial, após casos de pneumonia sem causa aparente. Centenas de casos foram detectadosna China, depoisna Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Vietnã, Cingapura, Arábia saudita e Estados Unidos da América; em os todos os casos as pessoas estiveram em Wuhan.

Os coronavírus humanos podem permanecer infecciosos por até 9 dias em superfícies inanimadas. A Desinfecção de superfície com hipoclorito de sódio a 0,1% ou etanol 62 e.71% reduz significativamente a corona- infecciosidade do vírus em superfícies dentro de 1 min de tempo de exposição.

A origem do surto atual não está clarificada. Existe uma convicção que a fonte primária do vírus seja em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan. 

 

Transmissão

As formas de transmissão do coronavírus ainda estão sendo investigadas, mas a contaminação por gotículas respiratórias ou contato já foramconfirmadas. O contato a cerca de 1 metro com alguém infectado já causa risco de exposição a infecção. É importante salientar que a disseminação de pessoa para pessoa acontece de forma continuada.

A sociedade Brasileira de Infectologia- SBI , informou que é possível a transmissão de animais para humanos. De acordo com a SBI, foram feitas investigações detalhadas, constatando que o SARS-CoV agente do coronavírus, pode ser transmitido de alguns animais para humanos, como: morcegos, aves, porcos, macacos, gatos, cães e roedores, entre outros.

Confira como pode ocorrer a transmissão pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas:


Imagem retirada do G1


Tratamento

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Diagnóstico

Exames laboratoriais realizados por biologia molecular identificam o material genético do vírus em secreções respiratórias(escarro ou lavado traqueal ou lavado bronca alveolar).

É feita uma coleta de materiais respiratórios, sendo que é necessário a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus. As duas amostras serão encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen; umas das amostras será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e a outra para a análise de metagenômica).

Imagem retirada do G1


Tratamento

Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

 

 

Sintomas

Ocoronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos para caracterizar de forma precisa, os sinais e sintomas da doença. Alguns sinais já foram identificados que são principalmenterespiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Imagem retirada do G1

Os principais sintomas conhecidos até o momento são:

 

Febre acompanhada de sintomas respiratórios, ter viajado nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas para área de transmissão, ou ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado; procurar atendimento médico imediatamente e informar detalhadamente o histórico de viagem recente e seus sintomas.

 

 

Tratamento 

Como a doença é nova não há vacinas até o momento, não existe um tratamento específico para infecções causadas pelos coronavírus humano. Recomenda-se repouso, consumo de bastante água, e remédios para aliviar os sintomas, por exemplo:

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

 

Cuidados que profissionais da Saúde devem ter:

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Casos no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus em São Paulo. É o primeiro registro da doença no país e em toda América do Sul, a confirmação do exame inicial foi positiva, o paciente é um homem de 61 ano que esteve na Itália, passou pelo hospital e teve o diagnóstico positivo para o coronavírus.

Epidemia Global

A SBI- Sociedade Brasileira de Infectologia, informou que existe a possibilidade de um risco global, mas não há motivo para pânico neste momento. O Comitê de Emergência da OMS declarou que é cedo para declarar a situação como emergência em saúde pública de interesse internacional neste momento, devido ao número limitado e localizado de casos e pelas medidas que já estão sendo tomadas para que o surto não se espalhe.

O Professor de Epidemiologia da Escola de saúde pública da Universidade de Michigan (EUA), Arnold Monto, considerado um dos maiores especialistas do mundo em coronavívus, concedeu uma entrevista ao Estadão, alegando que, “o surto vai piorar antes de começar a melhorar.” De acordo com o especialista, o vírus deve se espalhar por vários países ainda- Já houve confirmação em pelo menos 64 países até agora, de acordo com a Organização Mundial da Saúde- OMS.

A revista Veja divulgou no dia 02 de março dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou 87.137 pacientes contaminados até dia 1º de março, são 2.977 mortes.

Entre as nações mais afetadas além da China estão Irã, com 54 mortes; Itália, com 34 mortes; Coreia do Sul, com 26 mortes; e Japão, com 12 mortes. Confira a lista completa os países afetados pela Covid-19.

Afeganistão – Ao menos um caso
Alemanha – Ao menos 150 casos
Andorra – Ao menos 1 caso
Argélia – Ao menos um caso
Armênia – Ao menos 1 caso
Austrália – Ao menos 30 casos e 1 morte
Áustria – Ao menos 10 casos
Bahrein – Ao menos 47 casos
Bélgica – Ao menos 1 caso
Bielorússia – Ao menos 1 caso
Brasil – Ao menos 2 casos
Camboja – Ao menos 1 caso
Canadá – Ao menos 24 casos
Catar – Ao menos 3 casos
China continental – Ao menos 80.134 casos e 2.912 mortes
Coreia do Sul – Ao menos 4.212 casos e 26 mortes
Croácia – Ao menos 6 casos
Dinamarca – Ao menos 4 casos

Revista veja 

 

Fonte: 

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

https://portaldaurologia.org.br/medicos/wp-content/uploads/2020/01/Coronavirus_PR_24-01.pdf

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/02/26/secretaria-da-saude-monitora-30-pessoas-que-tiveram-contato-com-1o-caso-de-contaminacao-por-coronavirus-no-pais.ghtml

https://veja.abril.com.br/mundo/coronavirus-ja-atingiu-43-paises-pelo-mundo/