Hoje em dia a maioria dos profissionais de odontologia é composta por mulheres, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia – CFO, são mais de 71,82% Cirurgiãs-Dentistas com inscrições ativas no país. Mas nem sempre foi assim, na década de 60 os homens chegaram a ocupar 90% do mercado, essa inversão começou apenas na década de 80, dentro das escolas de odontologia.

Mas afinal de contas quem foi a primeira Cirurgiã-Dentista da história da Odontologia?  No dia 14 de março de 1833, coincidentemente no mesmo mês em que é comemorado o dia Internacional da Mulher, nascia Lucy Beaman Hobbs Taylor, primeira mulher a se formar em odontologia no mundo. Mas o seu caminho para que conseguisse colar grau, foi longo e difícil.

Dra. Lucy Beaman Hobbs

Em 1861 Lucy começou a estudar em particular com a supervisão de um cirurgião-dentista, que concordou em ensiná-la. Posteriormente, com seu conhecimento bem avançado na área, abriu seu primeiro Consultório Odontológico, uma prática comum na época, pois haviam poucos cirurgiões-dentistas formados.

Em 1865 Hobbs finalmente ganhou o seu reconhecimento profissional, sendo admitida na faculdade de odontologia, sob a influência da Sociedade Dental do Estado de Iowa, nos Estados Unidos, na Ohio College Of Dental Surgery. Devido aos seus anos de prática e seu grande conhecimento, ingressou como veterana, e em 1866 se tornou a primeira mulher no mundo com graduação e doutorado em odontologia.

Em 1906, 40 anos após Lucy, Isabella Von Sydow, foi a primeira mulher no Brasil a se graduar em odontologia, pela Escola de Odontologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, a sua turma de formandos tinham quatro pessoas e Isabella era única mulher da sua turma. De acordo com os registros históricos, as primeiras mulheres Cirurgiãs-Dentistas vinham de famílias em que seus pais ou maridos já exerciam a profissão e que as ensinavam o ofício.

Sobre a nossa especialidade Radiologia Odontológica e Imaginologia, foi umas das primeiras a ser regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia- CFO. De acordo com o CFO, são cerca de 2.590 mulheres especialistas em Radiologia Odontológica e Imaginologia, A profissão foi regulamentada na resolução CFO-63/2005.

Nesse dia Internacional da Mulher, a ABRO parabeniza todas as mulheres incríveis, que fazem história todos os dias!