Histórico

Sobre a ABRO

A Associação Brasileira de Radiologia Odontológica é uma instituição sem fins lucrativos que reúne profissionais, professores e pesquisadores de Radiologia Odontológica (e de outras especialidades) para promover o avanço técnico e científico desta área, para o benefício do diagnóstico por imagem, da Odontologia e da saúde bucal em geral.

A ABRO promove congressos, cursos e publicações, e há mais de 50 anos é reconhecida e respeitada como o polo de desenvolvimento da Radiologia Odontológica no Brasil.

A fundação

A ABRO foi fundada no dia 21 de julho de 1966, na 1ª reunião de professores de Radiologia Odontológica, realizada em São Paulo, no auditório da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), coordenada pelo Professor Arão Rumel (SP) e secretariada pelo Professor José Edu Rosa (SC). Na ocasião, o grupo que estudou a criação desta entidade teve como relator o Professor Murillo José Nunes de Abreu.

Nesta reunião estavam presentes 57 professores, representando 23 faculdades de Odontologia, todos considerados sócios fundadores.

A diretoria provisória encarregada de estruturar a ABRO foi constituída pelos professores Arão Rumel, Icléo Faria e Souza, Luiz Casati Alvares, Edgard de Freitas, Ataliba Moreira, Manoel Carneiro da Cunha e Murillo José Nunes de Abreu.

As primeiras diretorias

Em julho de 1968, na cidade de Belo Horizonte, foi eleita a 1ª Diretoria da ABRO, assim constituída: Conselho Administrativo – Presidente: Arão Rumel; Secretário Geral: Aguinaldo de Freitas; 1º Secretário : Roberto Nicodemo; Tesoureiro Geral: Alfeu Eloi Bari; Vice-Presidente da Região Norte: Joaquim Borges de Carvalho (Pará); Vice-Presidente da Região Sudeste: Antônio Lourenço (Rio de Janeiro); Vice-Presidente da Região Centro-Oeste: Edson de Almeida e Silva (Goiás) e Vice-Presidente da Região Sul: Icléo Faria e Souza. Conselho Científico: Jerônimo Pinheiro; Pedro Luiz D. Viana; Ataliba Moreira; Luiz Casati Alvares e Silvio Paleta Lage. Conselho Fiscal: Espedito de Oliveira; Germano Tabacof; Murilo José Nunes de Abreu; José Edu Rosa; José Roberto Tamburus e Plínio Lourosa.

Esta diretoria dirigiu a ABRO até julho de 1973, ocasião em que foi eleita a 2ª diretoria para o período de 73/75, tendo como seu Presidente o Professor Icléo Faria e Souza, o que motivou a transferência de sua sede para a cidade de Porto Alegre. As diretorias posteriores tiveram como presidentes: Aguinaldo de Freitas (SP) – 1975/1978, José Edu Rosa (SC) – 1978/1981. Luiz Casati Alvares (Baurú-SP) – 1981/1984, Aguinaldo de Freitas (SP) – 1984/1988, Wilson Denis Martins (PR) – 1988/1991, Delmo Tavares (SC) – 1991/1994, Edemir Costa – 1994/1997, Fernando Fonseca (MG) – 1998 /2001, José Ribamar de Azevedo (DF) – 2001/2004, Frab Noberto Boscolo (SP) – 2004/2007, Manoel Gomes Castelo Perboyre – 2008/2010, Vânia Regina Camargo Fontanella – 2010/2013, Maria Lúcia Paes Barbosa Freire – 2014/2016.

Pioneirismo no ensino

A ABRO teve um papel preponderante no desenvolvimento da Radiologia Odontológica Brasileira, principalmente na área do ensino. Até 1966, pouquíssimas escolas tinham disciplina específica da Radiologia, e o ensino era ministrado nos conteúdos programáticos de outras disciplinas. As primeiras experiências didáticas foram trocadas em encontros da ABRO, e disso resultou o grande crescimento da Radiologia Odontológica no país.

Inicialmente, a ABRO foi uma entidade formada basicamente de professores, mas, ao longo de sua história, tornou-se uma associação de radiologistas e outros especialistas com interesse na Radiologia, como se configura hoje.

Jornadas científicas

No ano de 1976, realizou-se a primeira manifestação científica da ABRO, a 1ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica – realizada em São Paulo, de 10 a 12 de Dezembro de 1976, sob a Presidência do Dr. Aguinaldo de Freitas. Na ocasião, foram conferidos aos sócios Arão Rumel e Icléo Faria e Souza os títulos de Sócio Honorário e de Sócio Benemérito ao Sr. Aldenor Salgado, da Kodak do Brasil.

A 2ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica também foi realizada na cidade de São Paulo, sob a presidência do Dr. Aguinaldo de Freitas, de 24 a 28 de julho de 1978. Na oportunidade, além do curso internacional ministrado pelo Prof. Albert G. Richards – da Universidade de Michigan (USA) – foram agraciados com o título de Sócio Honorário os Drs. Aguinaldo de Freitas e Albert G. Richards. Foi também conferido ao Prof. Icléo Faria e Souza a medalha de honra ao mérito Wilhelm Konrad Röntgen. Neste evento foi eleito o Conselho Administrativo da ABRO para a gestão 1978/1981, tendo como presidente o Prof. José Edú Rosa.

A 3ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica aconteceu em Curitiba (PR), de 15 a 17 de janeiro de 1981. Teve como presidente o Dr. Ataliba Moreira, e o destaque do evento foi o curso internacional ministrado pelo Prof. Manson-Hing (USA). Foi realizada a eleição do Conselho Administrativo para a gestão 1981/1984 (sob a presidência do Dr. Luiz Casati Alvares) e a outorga da Medalha de Mérito Científico “Prof. Dr. Arão Rumel” ao Dr. Jairo Conde Jagaib. Atendendo às normas para outorga da referida comenda, foram também agraciados os Ex-Presidentes Dr. Aguinaldo de Freitas, Icléo de Freitas e Souza e José Edú Rosa.

Em fevereiro de 1983, foi realizada, em Bauru, sob a coordenação do Prof. Luiz Casati Alvares, o que seria a 4ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica. No entanto, por engano, a mesma foi considerada a 3ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica.

De 30 a 31 de janeiro de 1987, sob a Presidência do Dr. Aguinaldo de Freitas, realizou-se em São Paulo a 4ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica. Os destaques do evento foram os Cursos de Atualização em Interpretação Radiográfica – ministrado pelo Prof. Dr. Luis Alfaro de Lira, da Universidade do Chile – e a outorga dos títulos de Sócios Beneméritos aos Srs. Armando Runje e Osamu Kimura da J. Morita Corporation.

Em setembro de 1989, na cidade de Curitiba, sob a presidência do Dr. Wilson Denis Martins, foi realizada a 5ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica. Neste evento, foi homenageado o Dr. Icléo Faria e Souza, dando nome à Jornada, tendo em vista o seu falecimento.

A 6ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica foi realizada em agosto de 1991. Teve como coordenador o Dr. José Ribamar de Azevedo e o destaque foi a presença do secretário da IADMFR, Dr. Robert P. Langlais (USA), responsável por ministrar o curso internacional.

Em 1992 o Nordeste marcou presença, com a realização da a 7ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica, no mês de agosto, na cidade de João Pessoa (PB). Seu presidente foi o Dr. Espedito de Oliveira com o apoio irrestrito do Dr. Washington Miguel Soares Pessoa. Neste evento, que levou o nome do Dr. Ageu de Aquino Sales, esteve presente o Prof. Ricardo F. Luberti (Argentina), ministrando o Curso de Patologia Radiográfica. Como parte da sessão solene de abertura, esteve reunida a Academia Paraibana de Odontologia, a qual concedeu o título de Acadêmico Honorário ao Prof. Edrízio Barbosa Pinto, um líder da odontologia nordestina e brasileira.

A 8ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica ocorreu na cidade de Fortaleza, no mês de junho de 1994, e teve como presidente o Dr. Manoel Perboyre Gomes Castelo. Além da eleição do Conselho Administrativo para o triênio 1994/1997, o evento teve dois fatos de destaque: O lançamento do livro sobre Leis, Decretos, Resoluções e Normas de Radiologia, publicado pela ABRO e organizado pelo Prof. José Edú Rosa, e o lançamento no Brasil do filme EKTA-SPEED PLUS da Kodak, com a presença do Prof. Kennety Abramovitch (USA) e dos Srs. Christian e João Albino Nunes de Souza – representantes da Kodak para a América Latina e para o Brasil.

A 9ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica e o I Encontro Latino-Americano – conforme decisão da Assembleia Geral da Entidade – ocorreu na cidade de Salvador (BA), sob a presidência do Dr. Paulo Sérgio Campos Flores.

No ano de 1999, a 10ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica em Maceió/AL foi presidida por Silvia Cábus.

A 11ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica,na mudança para o Século XXI, no ano de 2000 foi sediado em Passo Fundo/RS sob a presidência de Mateus Ericson Flores.

Em Armação dos Búzios/RJ, ano de 2002, ocupando a função de presidente, Maria Lúcia Paes Barbosa Freire organizou a 12ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica. Pela primeira vez o turno do evento alterou para a partir das 14 horas.

Em 2005, Araxá/MG , Marco Antônio de Paula Duarte exerceu a presidência da 14ª Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica.

O Rio de Janeiro/RJ, em 2008 recebeu a XV Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica e a presidente foi Claudia Torres Coscarelli.

A XVI Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica, em 2007, sob a presidência de Flávio Manzzi foi realizada na cidade de Ouro Preto/MG.

Viviane Almeida Sarmento presidiu a XVII Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica,no ano de 2011, na Praia do Forte/BA.

Em Foz do Iguaçu/PR, 2012, a XVIII Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica foi realizada sob a presidência de Fernando Henrique Westphalen.

A XIX Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica sediada em 2014 na Capital Capixaba, Vitória/ES, presidida por Márcia Gabriella de Barros teve um grande marco com o pré evento organizado em parceria com a SEBRAE Vitória/ES com foco no legislação e na gestão de clínicas.

No final de outubro de 2015, aconteceu em São Paulo/SP a XX Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica, em parceria com a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) e Associação Brasileira de Cirurgião-Dentista (ABCD). A base dos assuntos abordados pelos palestrantes foi a busca da inovação com tecnologia e a sua aplicabilidade clínica. Pela primeira vez na ABRO houve um esquema de um único curso por hora, e por isso os participantes não precisaram optar por cursos em um programa com horários conflitantes. Outro ponto foi a demonstração do uso da tecnologia CAD/CAM em diferentes especialidades. A presidente foi Marlene Fenyo Pereira.

Em 2017, Curitiba sediou a XXI Jornada da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica, com o tema “Novas tendências em ciência e tecnologia”. O evento foi um sucesso de público, trazendo professores especialistas de todo o Brasil e de outros países, e batendo recorde de inscrições de trabalhos científicos. Os destaques internacionais foram as palestras do Dr. Juan Carlos A. Valdez e a Dra. Lidia Yavich. A organização do evento foi presidida pela Dra. Paula de Moura.

Congressos científicos

Quando da reunião de fundação da ABRO, já se cogitava a realização do 1º Congresso Brasileiro de Radiologia Odontológica. Era a busca de um evento maior que permitisse, além da participação de radiologistas, a participação também de profissionais de outras áreas afins da Radiologia.

Na gestão do Prof. Delmo Tavares, ficou então definido que além das Jornadas, evento de integração da Radiologia, de três em três anos serão realizados os Congressos Brasileiros.

Assim, após 27 anos, em abril de 1993, foi realizado em Florianópolis, sede da ABRO, o 1º Congresso Brasileiro de Radiologia Odontológica, presidido pelo Prof. Delmo Tavares. Dentre outras atividades científicas, o evento sediou a realização de oito cursos, dos quais dois foram internacionais: Interpretação de Patologia dos Maxilares Centrada em Métodos Modernos, do Prof. Robert P. Langlais (USA), e Radiologia: Densidade Óssea, Imagem Digitalizada, Isótopos, do Prof. Noykura Takenori (Japão).

Nesta ocasião, foram concedidas as seguintes honrarias : Medalha Roentgen e Prêmio Kodak, conferidos ao Dr. José Roberto Tamburús (Ribeirão Preto); Medalha Arão Rumel – concedida aos Drs. Wilson Denis Martins (PR), Elismauro F. Mendonça (GO), Leonidas de Freitas (SP) e Nilza Pereira da Costa (RS); Medalha do Presidente – entregue aos ex-presidentes Luiz Casati Alvares (SP), José Edú Rosa (SC), Wilson Denis Martins (PR) e Delmo Tavares (SC).

Em novembro de 1995, foi realizado o 2º Congresso Brasileiro de Radiologia Odontológica na cidade de Vitória (ES), sob a presidência do Dr. João Luiz Mattos Gonçalves. Nesta oportunidade foi comemorado o centenário da descoberta dos Raios X.

No ano de 1998, em Belo Horizonte/MG, sob a presidência de Fernando Antônio Fonseca realizou-se o III Congresso Brasileiro de Radiologia Odontológica.

O IV Congresso Brasileiro de Radiologia Odontológica, ano de 2001 foi realizada em Goiânia/GO e presidido por Rejane Faria Ribeiro-Rota.

No período de 19 a 23 de maio de 2003, um evento internacional, o 14th Internacional Association DentoMaxiloFacial Radiology (ICDMFR) realizou-se nas terras brasileiras e foi presidido pelo Prof Edemir Costa em Florianópolis/SC.

A presidência do V Congresso Brasileiro de Radiologia Odontológica foi de João Batista Nascimento Sobrinho Neto no Summerville Beach Resort – Porto de Galinhas/PE no ano de 2004.

No período de 7 até 10 de junho de 2006, em Cuiabá/ MT, no Centro de Eventos do Pantanal, com o tema "Radiografando o Presente, Revelando o Futuro" foi realizado o VI Congresso Brasileiro de Radiologia Odontológica, sob a presidência de Mike dos Reis Bueno.

O VII Congresso Brasileiro de Radiologia Odontológica aconteceu no ano de 2007, em Fortaleza/CE, e teve como presidente Manoel Gomes Castelo Perboyre.

O VIII Congresso Brasileiro de Radiologia Odontológica e o VIII Encontro Latino Americano foram presididos por Vânia Regina Camargo Fontanella no ano de 2010, na cidade de Gramado/RS.

No ano de 2013, do dia 27 ao dia 30 de novembro, com o tema “Diagnóstico Fundamentado na Otimização de Imagens com Sustentabilidade”, o IX Congresso Brasileiro de Radiologia Odontológica, sediado no Hotel Windsor Barra, Rio de Janeiro/RJ recebeu a importante presença Professor Yoshinori Arai, o responsável pelo desenvolvimento do Cone Beam (CBTC), tomografia computadorizada na Odontologia. Esse encontro foi presidido por Dr Marcus Vinícius Freire.

Em 2016 foi realizado o X Conabro, nos dias 2 a 5 de novembro, em Porto de Galinhas/PE, no Enotel &Spa, sob a presidência do Dr João Batista Sobrinho do Nascimento Neto.